28 Ago

CrossFit não é para todos, só para quem quer (mesmo muito)

De certeza que já ouviu falar em CrossFit e que conhece alguém que já praticou. Mas sabe exatamente em que consiste este treino?

Posso dizer-lhe, desde já, que é desaconselhado a quem começou agora a treinar, pois exige um grande esforço do organismo.

O CrossFit é um programa de treino que mistura força e resistência cardiovascular através de exercícios que são feitos em alta intensidade.

Estes exercícios, sublinhe-se, englobam tudo quanto possível, seja levantamento de pesos, ginástica ou o chamado ‘cardio’ e o objetivo é o de desenvolver a capacidade física dos praticantes, seja a nível de força, seja a nível de resistência cardiovascular. O equilíbrio, a velocidade e a coordenação saem também a ganhar após a realização deste treino cuja duração pode ir dos 5 aos 20 minutos.

O CrossFit é, atualmente, uma das formas de praticar exercício físico que mais pessoas atrai e o seu sucesso deve-se ao facto de ser capaz de trabalhar vários músculos ao mesmo tempo e ainda melhorar a resistência cardíaca dos praticantes.

Para quem quer perder peso tem aqui uma ótima solução. No entanto, se o objetivo é ganhar massa muscular esta não deverá ser a opção a fazer.

De referir ainda que para praticar CrossFit não é necessário material. O principal equipamento, e o mais utilizado, é o próprio corpo. No entanto, é normal que se utilize materiais como cordas, elásticos, bolas, caixas ou kettlebells.

Importa ainda lembrar que esta prática não é aconselhada a quem não está habituado a treinar e mesmo para quem está é importante ter um acompanhamento de perto para que se evitem lesões perigosas e desnecessárias.